2º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

O 2º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde realizou-se em Braga nas instalações da Universidade do Minho, nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 1 de Março de 1999, subordinado ao tema “A Psicologia nos Sistemas de Saúde”.

Estiveram presentes mais de 400 participantes com cerca de 100 apresentações distribuídas por comunicações, posteres e conferências. Foram conferencistas convidados: Cynthia Bellar Presidente da Divisão de Health Psychology da American Psychology Association (Psychological interventions in health: critical connections), Marie Jonsthon Presidente da European Health Psychology Society (Health psychology in Europe: Prevention and response to chronic disease), Estrella Durá da Universidade Valência - Espanha (Oncological Psychology:Research and professional issues), Isabel Leal do Instituto Superior de Psicologia Aplicada- Lisboa(Psicologia da Saúde em Portugal: percursos e vicissitudes), Teresa McIntyre da Universidade do Minho- Braga (A Psicologia da Saúde nos cuidados primários de saúde), e Martins da Silva do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar- Porto (Neurofisiologia e comportamento). Antes do início do congresso tiveram lugar dois workshops orientados por Cynthia Bellar (Health psychology and pain management) e por Marie Johnston (Measurement im Health Psychology).

Na abertura do congresso estavam disponíveis as actas do congresso que incluíam cerca de 40 das cerca de 100 apresentações (ver actas do 2º congresso na secção “monografias”) que se distribuíam por mais de 500 páginas.

A constituição das comissões do 2º Congresso  foi a seguinte:

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Coordenadores: Teresa McIntyre e José Luis Ribeiro;

Maria do Rosário Dias, Conceição Faria, Maria da Graça Pereira, Jorge Silvério, Isabel Trindade, Carmo Vila-Chã.

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Cecília Galvão Teles, João Taborda Barreto, J.Machado Caetano, Maria de Jesus Correia, Lília Ferreira, Manuel Geada, Marina Guerra, Luís Joyce-Moniz, João Justo, Isabel Leal, Teresa McIntyre, Gomes Pedro, Lopes Pires, José Luis Ribeiro, Eduardo Sá, A.Martins da Silva, José Carvalho Teixeira.

COMISSÃO DE HONRA

Presidente da República

Ministra da Saúde

Ministro da Educação

Ministra do Ambiente

Bastonário da Ordem dos Médicos

Governador Civil de Braga

Reitor da Universidade do Minho

Representante da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde

CONFERENCISTAS CONVIDADOS

Cynthia Bellar - Presidente da Divisão de Health Psychology da American Psychology Association

Estrella Durá – Universidade de Valência

Marie Jonsthon - Presidente da European Health Psychology Society

Isabel Leal - Instituto Superior de Psicologia Aplicada- Lisboa

Teresa McIntyre - Universidade do Minho- Braga

Martins da Silva - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar- Porto.