3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

O 3º Congresso realizou-se em Lisboa nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro de 2000, subordinado ao tema “Psicologia da Saúde nas Doenças Crónicas”.

Participaram cerca de 500 pessoas que assistiram à exposição de cerca de 170 apresentações distribuídos por comunicações breves, pósteres, simpósios, e conferências.

Foram conferencistas convidados: João Justo, da - Universidade de Lisboa (gravidez na adolescência: uma doença crónica em remissão expontânea?); Howard Leventhal de Rutgers University- USA (The self as it views and adapts to illness and health); John Weinman da London University –Reino Unido (Stress recovering and wound healing: clinical and experimental studies); José Luis Ribeiro da Universidade do Porto (A promoção da saúde ou da qualidade de vida com doentes crónicos); Machado Caetano da  Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (Psiconeuroimunologia: o ponto de vista do imunologista); Stan Maes de Leiden University-Holanda (Towards na extended stress-coping model)

No início dos trabalhos as actas do 3º congresso (ver em monografias) estava disponível com cerca de 90 das apresentações distribuídas por cerca de 800 páginas.

A constituição das comissões do 3º Congresso foi a seguinte:

PRESIDENTE DO CONGRESSO

Isabel Leal

COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenadores

José Luis Pais Ribeiro; Maria do Rosário Dias; Maria de Jesus Correia;

Membros

Ana Ourô; Fátima Reis; Isabel Silva; Rute Meneses

COMISSÃO CIENTÍFICA

António Martins da Silva; António Pires; Cecília Galvão Azevedo; Conceição Almeida; Conceição Faria; Eduardo Sá; Estrella Durá; Frederico Pereira; Graça Carapinheiro; Graça Pereira; Isabel Leal; Isabel Trindade; João Justo; José Carvalho Teixeira; John Weinman; José Luis Castanheira; José Luis Ribeiro; Lília Brito; Machado Caetano; Manuel Geada; Manuel Júdice Halpern; Maria de Jesus Correia; Maria do Rosário Dias; Maria João Figueiras; Margarida Gaspar Matos; Marina Prista Guerra; Stan Maes; Teresa McIntyre;

COMISSÃO DE HONRA

Presidente da República

Ministra da Saúde

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde.

CONFERENCISTAS CONVIDADOS

João Justo-Universidade de Lisboa

Howard Leventhal - Rutgers University- USA

John Weinman – London University –Reino Unido

José Luis Ribeiro –Universidade do Porto

Machado Caetano -  Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

Stan Maes – Leiden University-Holanda.