Rede Europeia

A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SEGUNDO A REDE EUROPEIA PARA A FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS

A European Framework for Psychologists Training (EFPT) é um projecto conduzido com o apoio da comunidade europeia integrado no programa Leonardo da Vinci, com o objectivo de definir um Diploma Europeu comum para os psicólogos. (ver Lunt, I. (2002) A common framework for the training of psychologists in Europe. European Psychologist,7(3),180-191).
As recomendações deste projecto tomaram em consideração as propostas da European Federation of Professional Psychologists Associations (EFPPA) e outras organizações. Visa propor uma estrutura comum para a educação e treino da profissão de psicólogo, com a duração de seis anos (5 anos “que forneçam os fundamentos essenciais da teoria da psicologia e as bases substanciais de investigação e aplicação da psicologia”) mais um ano de internato com prática supervisionada. Este é o período de tempo requerido para uma preparação adequada que permita o exercício independente da psicologia. É expressamente aconselhado que as matérias ministradas devam ter componentes: Teóricas, Técnicas, de Investigação e Intervenção.

O Acordo de Bolonha e a European Framework for Psychologists Training
Colocar a par o Acordo de Bolonha e a EFPT significa que um psicólogo profissional deverá concluir 4 anos de licenciatura (L4), 1 ano de pós graduação (PGC), 1 ano de prática profissional supervisionada.
O projecto da EFPT não só adopta uma definição da psicologia como faz recomendações sobre o papel profissional, aconselhando expressamente os conteúdos necessários para aquisição dos fundamentos essenciais da teoria da psicologia, e as bases substanciais de investigação e aplicação da psicologia. É suposto que as revisões curriculares dos cursos actualmente em vigor necessários para cumprir o Acordo de Bolonha tomem em consideração estas recomendações.