Formação

FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA

A formação em Psicologia decorre no ensino universitário e inclui dois ciclos de estudo: um ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em psicologia com 180 créditos e uma duração normal compreendida em seis semestres curriculares de trabalho dos alunos. Um segundo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em psicologia com 120 créditos e uma duração normal compreendida em quatro semestres curriculares de trabalho dos alunos. Este processo segue a Declaração de Bolonha.

O título de psicólogo para o exercício da psicologia profissional é conseguido após estes dois ciclos

No ensino universitário, o grau de mestre pode ser conferido após um ciclo de estudos integrado, com 300 créditos e uma duração normal de 10 semestres curriculares de trabalho, nos casos em que, para o acesso ao exercício de uma determinada actividade profissional, essa duração seja fixada por normas legais da União Europeia, ou resulte de uma prática estável e consolidada na União Europeia.

Na fixação do número de créditos deste ciclo de estudos para os estabelecimentos de ensino universitário adoptam-se valores similares aos de instituições de referência de ensino universitário do espaço europeu na mesma área, com vista a assegurar aos estudantes portugueses condições de mobilidade e de formação e de integração profissional semelhantes, em duração e conteúdo, às dos restantes Estados que integram aquele espaço.