Técnico

CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR DE SAÚDE

O Psicólogo Clínico é um técnico superior de saúde. O Técnico Superior de Saúde é uma carreira especial do Sistema de Saúde, como o são a carreira médica ou de enfermagem. A entrada na carreira faz-se após aprovação num estágio profissional que, para a Psicologia Clínica, tem a duração de 3 anos. A carreira de Técnico Superior de Saúde inclui um conjunto de ramos, um dos quais é a Psicologia Clínica.
Os outros ramos que existem na carreira de Técnicos Superiores de Saúde são (entre parêntesis o número de anos de estágio profissional): Ramo da Engenharia Sanitária (2 anos); Ramo de Farmácia (3 anos); Ramo de Física Hospitalar (2 anos); Ramo de Genética (3 anos); Ramo de Laboratório (4 anos); Ramo de Medicina nuclear e radiações ionizantes (3 anos); Ramo de Nutrição (3 anos); Ramo de Medicina Veterinária (3 anos); Ramo de Psicologia Clínica (3 anos)
A Psicogia Clínica é uma carreira de Técnico Superior de Saúde que se desenvolve pelas categorias de assistente, assistente principal, assessor e assessor superior.
O ingresso na carreira faz-se pela categoria de assistente, mediante concurso documental, de entre os candidatos habilitados com o grau de especialista.

A Carreira de Psicólogo Clínico e a proposta da EFPT 
Existe hoje uma tensão entre o que está instituído em muitos países e o que resultará do acordo de Bolonha e de uma coordenação europeia para a existência de um diploma de psicólogo europeu. De facto, e como se referirá, a proposta da European Framework for Psychologists Training (EFPT) é que o exercício independente da psicologia se faça após 1 ano de internato. Como é que isto se coordenará com a lei existente ainda não se sabe. A tendência, também para outros cursos é a redução do tempo de formação em serviço ou internato.